Pular para o conteúdo

Saindo do Casulo o Selo Editorial da “Jasa Produções Editora”

2023-09-25 - Sai do casulo o Selo Editorial da Jasa Produções Editora
versão 1.0

“Jasa Produções, uma plataforma de publicação que transforma autores em empreendedores literários, oferece impressão sob demanda e site acessibilidade em áudio e LIBRAS”.

2023-09-25 - Sai do casulo o Selo Editorial da Jasa Produções Editora
2023-09-25 – Sai do casulo o Selo Editorial da Jasa Produções Editora

Em 2001 o CEO da Jasa Produções (Alexandre Jazara) assume o trabalho de editoração dos livros e coletâneas da entidade cultural a Casa do Poeta “Lampião de Gás” de São Paulo, do Movimento Poético em São Paulo entre outras entidades ligadas ao seu pai o poeta, jornalista e escritor Wilson de Oliveira Jasa.

DUAS DÉCADAS DE EXPERIÊNCIA E PARCERIA EDITORIAL

Durante os mais de 20 anos nesta parceria editorial, muitas lições e melhorias foram feitas, o que nos permitiu trabalhar com outras entidades culturais, como também com alguns autores individuais, porém nossa opção editorial de serviços não era o foco primário da empresa e por isso este foi um processo raramente divulgado, tornando-se apenas uma prestação de serviços pontual.

NOSSA EXPERIÊNCIA EDITORIAL

Foco no apoio técnico e logístico junto a poetas e escritores.

Apesar de atuar durante nossa história até então (2022) com entidades culturais, alguns poetas e escritores, nossa experiência editorial começou a expandir-se no boca a boca, o que nos levou a dar o suporte e produção editorial para Jornais Locais, Folhetins, Livros Educacionais e até por um tempo a uma revista científica do setor Bucomaxilofacial.

Mesmo com estes casos de sucesso, oferecer apenas o editorial com impressão das obras limitadas ao mínimo de 1.000 unidades, não gerava um grande interesse pessoal e profissional para aprofundar-se na prestação de serviços editoriais, o desejo e sonho era outro, era poder realizar a impressão de livros por demanda (por unidade) sem tornar impraticável sua venda, tanto para os autores como para o público final.

2022 – O INÍCIO DE UMA IMPORTANTE PARCERIA B2B

Em Julho de 2022, iniciamos parcerias B2B (Empresa para Empresa) que nos permitiu alcançar o objetivo da impressão sob demanda. Este tipo de parceria tem sido focado em trabalhar com empresas que atendem apenas outras empresas no setor de impressões por demanda (on-demand).

Com isso, nossos custos outrora elevados para impressão unitária foram reduzidos ao ponto de viabilizar o projeto editorial de venda sem estoque. Agora, só realizamos a produção da obra a partir de uma única unidade quando a venda ocorre.

Com esta simples mudança, nossos autores não precisam mais imobilizar seu capital em produtos muitas vezes sem vendas certas. Isso lhes permite, com um investimento mínimo de coparticipação, gerar suas obras.

Assim, é potencializado a realização do sonho editorial mantendo-se a mesma qualidade que todo autor merece.

CONTROLE DE QUALIDADE E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Com a implementação de novas práticas, assumimos a responsabilidade de monitorar constantemente a qualidade dos materiais. Quando necessário, realizamos ajustes de impressão e cuidamos de aspectos logísticos, como transporte, embalagem, envio e impostos que acompanham a compra de uma obra com um selo editorial.

Essa mudança trouxe consigo a necessidade de “educar” nossos autores para que adotem uma mentalidade empreendedora em seus projetos. Isso se aplica tanto à jornada editorial quanto à definição de preços de venda. Nos esforçamos para mostrar aos autores a diferença de custos entre as vendas diretas e as vendas por terceiros, como no caso do nosso selo editorial.

OS PRIMEIROS CONVITES, O INÍCIO DE UMA NOVA FASE

Iniciamos uma nova jornada convidando alguns autores para se juntarem a nós. Entre eles estão:

  • Cléia Magnani Pimenta (ver bio), que contribuiu com o primeiro título da fase zero do projeto, “E se fosse eu…” (ver obra). Este livro de contos é baseado em histórias vistas e vividas com pacientes de Alzheimer. A autora tentou ‘simular’ o ponto de vista do paciente, ao mesmo tempo que chama a atenção de amigos e familiares para a gravidade do assunto.

  • Benedito Clementino (ver bio), o segundo autor a se juntar ao projeto com seu livro “O amor em primeiro lugar – Poemas, crônicas, frases e trovas de um poeta caiçara – Volume 2” (ver obra). Uma coletânea de textos autorais deste poeta, músico e compositor.

  • Cícero Pedro de Assis (ver bio), poeta e cordelista, contribuiu com o livro “Meu Mundo Cordelístico – Volume 1” (ver obra). Uma coletânea de cordéis já publicados em projetos como Antologias e Coletâneas.

  • E para encerrar o ano de 2022, Alexandre Jazara (ver bio) lançou seu segundo livro: “Nocturno: Criaturas da Escuridão” (ver obra). Diferente da sua primeira obra “Para que serve uma árvore?”, este livro vem com tons teatrais e reflexivos. Conta com a capa da artista plástica Mora Alves e ilustrações do próprio autor, dando o tom para gerar um “choque” intelectual e pessoal em seus leitores.

A ESTRATÉGIA UTILIZADA E O PROCESSO EVOLUTIVO COM FOCO NO SUCESSO DOS NOSSOS AUTORES

Iniciamos o ano de 2023 com três autores e um plano revisado para acolher os que viriam a seguir (veja a lista de autores aqui). Começamos a fase 1, orientando-nos através dos passos iniciais, nossa pedra fundamental, para o lançamento da plataforma da nossa livraria virtual.

Os meses seguintes foram marcados por idas e vindas à mesa de planejamento. Implementações, revisões e a segmentação para a publicação do projeto foram realizadas. Após nove meses de desenvolvimento, o projeto foi ao ar.

PROCESSO TÉCNICO CONSOLIDADO

A PLATAFORMA EDITORIAL JASA PRODUÇÕES JÁ POSSUÍ 17 AUTORES CADASTRADOS E ATUANTES

CAMINHO ABERTO PARA NOVOS PARTICIPANTES:

Nesta jornada, recebemos mais autores interessados em fazer parte desta história, juntando-se ao selo editorial da Jasa Produções. Alguns vieram com 100% do projeto editorial de suas obras desenvolvidas por nós, enquanto outros autores de outros selos ou auto publicados vieram licenciar a impressão e comercialização por demanda de suas obras.

Atualmente, contamos com mais de 17 autores compondo nosso catálogo digital.

ATENÇÃO ESCRITORES PROFISSIONAIS E AMADORES: O PROCESSO DE CADASTRAMENTO ESTARÁ DISPONÍVEL EM BREVE

Prepare-se para destacar sua(s) obra(s) no mercado nacional e internacional.

Inicialmente, vamos começar o cadastramento das obras com foco na versão impressa para o mercado brasileiro. No entanto, em um futuro próximo, expandiremos nossos serviços para incluir:

  • Versão de impressão internacional;
  • Versão em e-book.

Fique atento para esta oportunidade incrível!

ALERTA DE SPOILER!

Estamos em busca de maneiras de levar nossos parceiros literários para os mercados de audiolivros, LIBRAS e Braille. Damos o primeiro passo, ainda a ser aprimorado, com a acessibilidade por meio da descrição em áudio das biografias e dos livros, além da ferramenta de transcrição em LIBRAS para nossos visitantes.

VOCÊ JÁ É UM(A) ESCRITOR(A) OU DESEJA SER? ENTÃO FALE CONOSCO.

Por fim, mas não menos importante, todo serviço contratado da Jasa Produções contribui para a manutenção de projetos culturais da SMDP – Sociedade Mundial dos Poetas (ver site).

Agradecimentos o Jornal Expresso Leste (Marcelo Bento Jornalista).

%d blogueiros gostam disto:
VLibras - Ação de inclusão GOV.BR - VLibras - Obrigado!