Pular para o conteúdo

A editoração de um livro | Qual o valor?

imagem 1 A editoração Alinhando as páginas
versão 1.0

Descubra agora, o valor da editoração de um livro e todos os processos a ela envolvidos, de forma bem simplificada.

imagem 2 A editoração Alinhando as páginas
imagem 2 A editoração Alinhando as páginas

Muitas pessoas acham caro o trabalho editorial que envolve a produção de um livro. Isso acontece, por que elas muitas vezes não percebem todas as etapas envolvidas.

A editoração de um livro, em si, é a montagem e diagramação de uma obra literária dentro do formato desejado, seja ele para fins de impressão, seja para fins digitais.

Este cuidado com a obra pode ser a diferença entre a rejeição ou interesse do leitor, assim como, a diferença entre ser aprovado em um edital ou até mesmo em uma grande plataforma para comercialização da obra.

Você, por acaso, já pegou um livro cujo assunto pareceu muito interessante, mas ao folhear achou muito brega e mal trabalhado no visual?

Pois é, um processo de editoração bem feito, corrige esse tipo de falha.

O que faz parte do processo editorial?

Bom, vamos começar pela edição do livro.

  • A edição

O processo de edição é focado no conteúdo ou miolo da obra, como já dito. Depois disso, em sua diagramação, união de elementos (ex. imagens) e outros ajustes para o formato final.

Esse mesmo processo ocorre na fase de registro da obra, registro de ISBN, Ficha Catalográfica, digitação, ilustrações, revisões e capa são serviços a parte, não inclusos na editoração, porém necessários para que ela seja realizada.

  • O custo editorial

Como este é um serviço que em si não tem matéria prima (um produto manufaturado), ele consome recursos como energia, internet, depreciação de equipamento e hora trabalhada.

Quando o autor(a) já envia seu material com algumas etapas resolvidas, o custo editorial cai, já que o tempo aplicado para montagem da obra será menor.

Assim apresento todas as etapas editoriais abaixo, para que veja onde o tempo de seu editor(a) é aplicado.

Etapas da Editoração

A tela de editoração do programa que usamos
  1. Coleta dos conteúdos
  2. Pré montagem em Editor de Textos juntando os conteúdos
  3. Envio do boneco digital para o autor(a) realizar a revisão
  4. Correções das alterações encontradas
  5. Envio da segunda prova digital para o autor(a)
    – Este ciclo é realizado até que o autor(a) diga não ter mais o que corrigir.
  6. Montagem do arquivo editorial do conteúdo ou miolo
    Nesta fase realizamos a migração dos dados pré editoriais para o arquivo editorial final, que será usado na geração dos arquivos de impressão na gráfica. Não geramos mais diretamente do arquivo final, por praticidade junto aos autores, visto que rolam revisões e outros ajustes. Desta forma usando o editor de textos, principalmente o editor digital, agilizamos ainda mais o processo junto aos autores.

    Atenção: Se houver imagens ou gráficos, eles entram nesta fase da montagem.

    a) Editorando seu livro: Migrando informações do arquivo pré editorial para o arquivo editorial final;
07 Editando o livro
  1. Preparando o índice / sumário
    Com o Arquivo digital final da estrutura do miolo (conteúdo) do livro pronto, está na hora da conferência do índice / sumário. É recomendado realizar o envio desta prova digital em PDF, para que o autor(a), possam também realizar a sua verificação.

    Considerações adicionais:
    a) Nesta fase existe a possibilidade de impressão do boneco do miolo quando o autor contrata isso ou ele mesmo faz esta impressão;
    b) Para o boneco temos um tutorial simples para que qualquer um possa realizar esta ação. Por menos ecológico que isso seja (impressão), por vezes é com o papel em mãos que outros detalhes e correções podem ser encontrados.
  1. Arquivo em curva (fechado para impressão)
    Para esta etapa precisamos considerar alguns ajustes a serem realizados, no fechamento do arquivo que é parte do miolo(conteúdo) do livro.
    O arquivo fechado (curva) impede que alterações no texto possam ocorrer como mudança de fonte por exemplo. Abaixo nosso vídeo para que possa entender esta etapa.
Procedimento de conversão em curva de um texto, na editoração de um livro
  1. Alinhamento de páginas para impressão
    Com o Arquivo em curva em mãos, é hora de ajustar as posições das páginas. Estes ajustes são feitos jogando (alinhando) os conteúdos de cada página da seguinte forma:

    a) para direita quando as páginas forem impares;
    b) Para esquerda quando as páginas forem pares;

    Observação: Esta ação de alinhamento deve ser feita mantendo a margem mínima desejada na obra em relação a abertura do livro, do lado oposto (o cento do livro), deve-se ter um o respiro para o processo de grampo, colagem e outros que livros possa precisar, como em livros com lombada. Ex.: margem de 2cm do centro do livro para fora. Veja este processo logo abaixo:
Vídeo mostrando o processo de ajuste para alinhamento de páginas para arquivos de impressão
Música de Clementino Benedito – www.clementinopoetaemusicodess.com
  1. É hora de exportar!
    O Arquivo alinhado e ajustado, é hora de exporta ele para o arquivo de impressão com as marcações de impressão para a equipe gráfica realizar sua impressão dentro do que é esperado.

Nota 1: Para cada tamanho que o livro venha ter, é necessário um ajuste ao formato da página;

Nota 2: Alguns lugares como a Amazon tem um tamanho mínimo de livro para produzir o que que pode fazer que os processos do item 6 até o outro sejam refeitos.

Nota 3: A configuração de livro digital pode variar o processo a ser executado do item 6 em diante, pois se for uma obra em PDF este caminho é o mesmo, porém se for um livro em e-book, de acordo com a plataforma a ser utilizada, é preciso seguir outro caminho para realizar o arquivo final.

Abaixo alguns autores de nosso portfólio: Publicações pela Jasa Produções Editora

Observações finais

Algumas pessoas e empresas de edição, ou editoras, seguem o caminho rápido de geração do livro digital, porém o resultado final acaba ficando abaixo do esperado.

Nesse tipo de processo de edição, pode ocorrer quebra de linhas onde não deveria, erros de fontes e etc.

Na prática, podemos comprovar que processos rápidos de editoração em massa costumam não ser 100% compatíveis com cada plataforma.

Por isso, é ideal, sempre que possível, realizar uma revisão dentro dos programas proprietários (Amazon = Kindle Create), para verificar visualmente os possíveis erros e incompatibilidades.

%d blogueiros gostam disto:
VLibras - Ação de inclusão GOV.BR - VLibras - Obrigado!