Como fazer a arte de cartão de visita

Como fazer a arte de cartão de visita

versão 1.0

Sua vitrine pessoal

Montar um cartão de visita não deve ser algo complexo ou difícil. Veja nesse post como fazer do seu cartão de visita sua melhor apresentação de negócios.

Por certo, ele deve ser direto e com o foco em seu principal, produto, marca, serviço ou função.

Ele diz muito sobre o que ele representa, é como ver a frente de uma loja que está lotada de coisas em sua porta de entrada (empilhadas de qualquer maneira)…

E do lado, outra loja do mesmo segmento, onde há alguns itens chamando atenção.

Entretanto, nesta outra loja é possível ver tudo bem organizado.

Qual você julga que os clientes entram primeiro e tem mais chances de fazer negócios?

Saber como fazer do seu cartão de visita uma vitrine pessoal é uma “arte delicada”.

Algo que exige bom senso, aliado a uma comunicação direta de forma rápida e convincente.

O que devo colocar na minha arte de cartão de visita?

Pense em como fazer para usar num espaço reduzido, a sua melhor chamada de negócios.

Comece por adicionar seus dados de contato principais, logotipo, iconografia ou imagem (que represente seu produto, serviço ou marca), de forma harmônica.

Lembre-se também, de que é costume colocar telefone, e-mail e até um link do seu site.

Quando possível, utilize tanto a frente quanto o verso do cartão. Isso, quando a arte do cartão de visita tiver como fim a produção de um impresso gráfico.

Evite listas longas de informações.

Nem todas as categorias de segmentos isto é favorável. Para alguns profissionais a aplicação de um tipo de “tabela” pode ser colocado no verso.

Esta “tabela” seria utilizada para marcação de horários (dentistas, fisioterapeutas, terapeutas holísticos), entre outros tipos de consulta.

De igual modo, pode ser utilizado por empresas e profissionais como uma forma de marcador para “vale brindes”, como pizzarias, restaurantes, lanchonetes e outras lojas.

Este tipo de arte citado na segunda parte, também é conhecido como cartão fidelidade.

As ideias deste tipo de fidelização podem ser várias, então faça uma bela arte.

Vale a pena lembrar que, ao criar uma tabela ou lista de itens no verso de seu cartão, procure deixar em um tamanho agradável à leitura.

O que não recomendamos colocar na arte para cartão de visitas?

Existem pessoas que querem colocar um “cardápio” em seu cartão como; ícones de cartões, marcas e imagens de produtos.

Este tipo de arte pode se mostrar como um excesso de informações, tornando-se até desagradável aos olhos.

É preciso, portanto, saber como fazer sua arte, dentro das regras, visibilidade e utilidade,

Se você quer fazer isto, considere pensar na criação de arte para folheto, por exemplo.

Além de existir mais espaço para tal, é neste tipo de espaço que as pessoas esperam ver algo do tipo.

Nós da Jasa Produções através da Fábrica de Cartões, sabemos que a diferença de investimento entre Cartões de Visita e Folhetos é pouca.

Além disso, a quantidade de impressos para folheto visando o custo benefício é melhor. Faça as contas e monte seu projeto.

Outras coisas a se evitar ao montar seu cartão de visita são:

  • Letras muito pequenas;
  • Utilização de muitas imagens;
  • Imagens de baixa qualidade (que aparecem os quadriculados ou embasadas);
  • Imagens pegas da internet sem autorização de uso (direitos autorais ou intelectuais) – Leia sobre esta questão aqui
  • Muitas cores ou cores que não combinam (que não fazem parte da tabela das cores complementares);
  • Letras finas sobre fundos chapados (que tem uma cor forte única);
  • Fotografia de produtos feitas com pouca iluminação ou excesso dela;
  • Cópia ou semelhança próxima de marcas, ícones ou fontes que lembrem grandes marcas;
  • Uso de nomes fotos de personalidades ou desenhos famosos para compor sua arte ou seu nome sem o direito de uso;
  • Fontes ou iconografias que são cheios de detalhes mas que ficam confusas quando em tamanho reduzido.

Em resumo

Sua arte deve ser direta e limpa, sua marca ou dados de contato devem ser bem colocados e visíveis.

De modo semelhante, as cores e as fontes devem ser de fácil leitura e com cores harmonizadas.

Caso precise disponibilizar mais informações, considere outras opções como flyers, folhetos, filipetas, panfletos, folders e até cardápios magnéticos.

Considere também criar perfis sociais, hotsites, classificados ou algum tipo de página básica com todas as informações de produtos e serviços com os quais trabalha.

Lembre-se, quando montar este tipo de conteúdo digital, separa-los em itens individuais, com suas próprias apresentações.

Pessoas e Buscadores (robôs de mecanismo de busca), gostam de mais informações sobre algo que está anunciado.


Para finalizar…

Seja para uma cotação gráfica, criação de artes ou alguma solução de sites, hospedagens e aplicativos, entre em contato com nossa equipe.

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