Vetorização de imagem: 7 dicas para arte digital bem feita

VETORIZAÇÃO DE IMAGEM: 7 DICAS PARA ARTE DIGITAL BEM FEITA

versão 1.0

Vetorização de imagem o que é?

A vetorização, seja de ícones ou de logotipos, por vezes é algo complexo de se explicar a um cliente que apresenta uma amostra de sua arte impressa, uma imagem e outros do gênero, mas aqui tentaremos ser menos técnico e mais didático.

No setor de criação de artes e no setor gráfico, vetorização é o processo de converter uma imagem, simbolo ou iconografia em curvas e preenchimentos.

Isso é feito através de um programa de edição próprio para esta finalidade.

A vetorização “transforma” os pixels de uma imagem ou esboço em linhas, curvas e formas, que podem ser encolhidas e esticadas, sem a perda de detalhes, consequentemente sem perda de qualidade.

Você pode ver isto normalmente, em imagens pequenas, que ao tentar “ampliar”, perdem a qualidade de definição. Por vezes, exibindo um amontoado de quadrados e até serrilhados.

Esta perda de definição, faz com que detalhes sejam perdidos.

O que pode ser ruim em uma foto, imagine então em detalhes de um ícone ou logotipo.

Esta é uma das pequenas situações que geram a diferença em ter o resultado final (seja impressão gráfica, seja um anúncio digital) de qualidade ou decepcionante.

Mas não existe o photoshop, não é com ele que se faz vetorização ?

A vetorização pode sim ser feita no Photoshop, bem como, outros programas do mesmo nível.

Entretanto, vetorização de imagem é uma coisa, retoques e ajustes de imagens, são outras.

Desta forma, o Photoshop é um programa mais utilizado para retoque de imagens, distorções e outros.

Apesar disso, ele não faz milagre, ele faz um tipo maquiagem (muitas vezes) para esconder imperfeições e outros sinais “negativos” em uma imagem.

Em outras palavras, em momento algum ele aumenta a definição.

Este pensamento, de um programa mágico de vetorização ou ampliação que resolve tudo em uma imagem, é um mito.

Antes de tudo, um devaneio, que ronda o imaginário e conhecimento da maioria das pessoas sobre esta ferramenta de edição de imagens.

Porém, a culpa não é (100%) das pessoas que assim imaginam o processo de vetorização e tratamento de imagem.

Filmes e series, criam muita “licença poética” em suas histórias, situações em que há ampliação além dos limites da imagem capturada em seus detalhes.

Até o presente momento, vetorizar uma imagem com exatidão ou melhorá-la não é uma realidade.

Não temos nenhum programa capaz de fazer esta “vetorização” ou recriar detalhes de uma imagem através de uma extrapolação da cena.

Assim sendo, uma imagem em baixa resolução ou uma foto foi mal tirada, tem pouco ou nada que pode ser feito.

Por vezes, ou se refaz a fotografia, ou máximo uma maquiagem, nada além que extrapole este resultado.

E agora, não tenho a vetorização de minha iconografia, logotipo ou simbolo?

Acalme-se, nem tudo está perdido. Para estes itens existe a arte da vetorização.

O vetor será um processo “artistico” que irá recriar, linhas, curvas e formas do que a arte precisa, dentro do detalhamento visível.

Veja nosso exemplo:

Na Jasa Produções em nosso departamento de criação de artes, quando na Fábrica de Cartões, em seu setor de produção gráfica, estes “problemas” ocorrem com certa regularidade.

Nestes casos quando realmente é necessário, oferecemos o serviço de vetorização de imagem ao cliente com entrega de arquivos finais.

O Processo de vetorização, é como desenhar a mão, cada detalhe e cada ponto (distinguível) de um ícone, logotipo ou mesmo fonte.

Não há mágica ou truque, apenas conhecimento e experiência para apresentar a maior fidelidade ao item a ser criado como um vetor.

Também é importante apontar que ao fazer uma vetorização, ao final o vetor, permitirá a troca de cores e aplicação de efeitos degrade se for o caso.

Lembrando que uma analise deve ser feita para calcular o tempo estimado para o serviço a ser prestado.

Encontrei um site (ou programa) que faz Vetorização, não serve?

Existem sim alguns sites, programas e até recursos em programas próprios para criação de arte de forma profissional que oferecem soluções para “vetorização”.

Nesse caso, converter em curvas (outra forma de falar para este trabalho), eles tendem a alcançar 60% do resultado esperado (imagem original).

Desta forma, são raros os casos de um sucesso de 100% para uma imagem.

E você pode estar se perguntando, então 60% torna o serviço mais fácil e rápido.

A resposta é não, o trabalho e tempo para fazer os ajustes de um detalhe como uma curva, que ficou cheio de pontas é por vezes maior que refazer esta curva.

Este foi apenas um exemplo, mas há outros fatores que devem ser considerados em uma arte e apenas profissionais conseguem perceber, com tempo e prática, quando usar que recurso.

Pode ser que no futuro, a inteligência artificial aplicada em computadores e programas, bem como seu natural avanço, consigam substituir a mão e olhar humano, até lá, ainda há muito trabalho artesanal.

Estes sites e gráficas que oferecem arte grátis ou vetorização, por vezes, entregam uma amostra em baixa resolução.

Seja porque o arquivo final é deles e você poderá comprar posteriormente a parte do serviço de impressão (por exemplo).

Quando ouvir falar ou ler em algum lugar “vetorização” ou “criação da arte” grátis, veja as condições e se há a entrega dos arquivos finais da arte.

A arte grátis, por vezes é um chamariz para venda de algo atrelado, onde na maioria dos casos não há entrega da arte final para o cliente.

Esta é uma prática que visa rentabilizar sites e programas

Assim, esta é uma maneira de “garantir” que você sempre recorra a mesma empresa no momento de produzir seu material ou reproduzir seu material.

Estas empresas não estão erradas, pois, há um custo envolvido para que ela exista e honre com seus custos operacionais.

Vetorização de imagem, algo comum aos clientes.

Infelizmente são poucos os clientes que chegam com suas artes em arquivos próprios para impressão.

Alguns têm imagens em JPG, fotografia, um modelo impresso ou outros formatos que não servem impressão gráfica.

Já houve caso de uma pessoa que nos enviou uma imagem em baixa qualidade, e quando perguntamos se ela tinha em Corel Draw, ela nos enviou a mesma imagem dentro do arquivo deste programa.

Esta ação, não resolveu nada, visto que não é o programa ou a terminação que você “coloque” na sua arte que irá deixá-la no ponto para impressão.

Uma imagem em baixa resolução, continuará em baixa resolução, como já dissemos, não tem mágica.

Também já recebemos a foto da tela (print Screen), como arquivos gerados em sites para criação de arte.

O mesmo, de gráficas online, que oferecem este serviço gratuito, mas que a configuração da resolução está baixa.

Sobre os serviços de vetorização

Os profissionais de designer gráfico e empresas do setor (agências, gráficas e etc), quando trabalham profissionalmente com isto, dedicam todo seu conhecimento e um certo tempo para aquela atividade.

Desenhar um alvo é diferente de se desenhar o brasão de um time de futebol, ou mesmo, algo como um ventilador ou um cavalo.

São tempos diferentes com detalhes e acabamentos para cada situação.

As pessoas envolvidas estão vendendo literalmente, em cada vetor e suas complexidades, seu tempo de trabalho.

Esse tempo tem custos operacionais (água, luz, equipamentos, alimentação e etc) que são calculados em seus preços finais, sempre buscando o melhor custo benefício dentro do que é cabível do mercado.

Não é por que uma pessoa passa seu dia na frente de um computador, que ela não está empregando esforço.

Geralmente a pessoa emprega ali, um esforço mental e de conhecimento.

Desta forma, não seja você, mais uma pessoa a desvalorizar o serviço do outro, colocando um preço menor ou desfazendo dele.

Se você procurou uma opção profissional quer dizer que você não tem as capacidades e conhecimentos necessários para realizar este trabalho.

Seja com ou sem o serviço de vetorização seguem 7 dicas para arte digital, ou para impressão gráfica

  1. O ideal é que o você sempre tenha sua arte final, tanto para utilização naquele projeto como para outros projetos, desta forma você tem mais liberdade e mantem sua identidade;
  2. Sua arte final deve ser criada em programas próprios para sua finalidade, seja ela impressão gráfica, divulgação digital ou em vídeo;
  3. Como citamos neste conteúdo (Foto ou Scanner do Cartão de Visita ), tenha todas as fontes, cores (RGB ou CMYK) e os vetores necessários (ícones, imagens ou outros elementos estejam com resolução mínima para o tipo de impresso).
  4. Quando for para impressão gráfica sua arte e imagem deve ter a qualidade mínima de 300 DPIs;
  5. Possua suas artes com os formatos: – aberto (100% editável) textos, cores, fontes, etc) e fechado (em geral, pouco ou quase nada editável evitando o erro da impressão).
  6. Faça uma cópia em seu computador, pendrive e online (através do OneDrive, Google Drive, DropBox, etc), antes de guardar ou entregar o arquivo para alguém;
  7. Tenha cuidado com a tipografia do texto (formato da letra ou fonte), como também quanto aos direitos autorais e intelectuais de imagens utilizadas (veja aqui um conteúdo detalhado);

Fique por dentro

Traremos mais dicas, informações e outras dúvidas sobre o munto de arte e editoração. Não deixe de nos acompanhar através de nossas redes sociais, sites ou nos fazendo visitas regulares.

Considere ler outros artigos de interesse acessando
https://blog.jasaproducoes.com.br/categoria/novidades-e-atualizacoes


Para finalizar…

Seja para uma cotação gráfica, criação de artes ou alguma solução de sites, hospedagens e aplicativos, entre em contato com nossa equipe.

Telefone Fixo e Whatsapp:
+55 (11) 2625-1600

Veja como ficar por dentro desta nova caminhada acessando:
Blog: https://blog.jasaproducoes.com.br
Facebook: https://facebook.com/jasaproducoes
Twitter: https://twitter.com.br/jasaproducoes

Muito obrigado por estar aqui e ficamos a disposição.

Att,
Equipe Jasa Produções

nossa_jasa:

This website uses cookies.